Utilização correta do cartão de crédito

Prezados Amigos Consumidores, se o seu cartão de crédito não for utilizado de forma controlada, pode se tornar um pesadelo por conta da cobrança de juros por atraso, dos juros de financiamento, além de multas e encargos diversos sentenciados pela administradora ao livre arbítrio – e o ideal, para você evitar aborrecimentos futuros, seria controlar os impulsos nos gastos e sempre pagar o valor integral da sua fatura na data de vencimento.

O problema é a rolagem da dívida, quando você paga apenas o mínimo necessário por mês e o valor dessa vai aumentando, com os juros de mora, por atraso e rotativo e ainda as multas decorrentes, disfarçadas de encargos.

“O consumidor deve pagar a fatura integralmente na data do vencimento e não pode deixar acumular a dívida do cartão de crédito, pois pode sofrer grandes prejuízos financeiros com os juros altos e sobrepostos” e para favorecer essa prática, deve adotar um auto-policiamento de conduta, que consiste em uma certa disciplina no consumo, para assim efetuar compras dentro do seu orçamento e realidade financeira e nunca sair comprando tudo que encontrar pela frente.

Cuidado, cartões de crédito são parentes próximos dos bancos e pagando a sua fatura sempre na data do vencimento você está livre de surpresas desagradáveis e lembre-se, você tem a possibilidade de acertar com sua administradora o melhor dia do mês para o pagamento dessa, e a prática do pagamento mínimo pode representar o início de uma grande dívida por causa da rolagem dos juros, multas e encargos.

Evite o uso do cartão de crédito para as operações que apresentam cobrança de juros, como parcelamento de compras, crédito rotativo e saque em dinheiro.

O crédito rotativo é aquele concedido pela administradora de cartão, para o pagamento do valor restante quando você não paga a fatura integralmente – e ao parcelar uma compra utilizando o cartão de crédito, você não deve acreditar que a venda está sendo realizada sem a cobrança de juros, pois, os mesmos já estão embutidos nos valores das parcelas e quando você paga apenas o mínimo da fatura, certamente pagará mais juros ainda, isso é, juro sobre juros.

Antes de parcelar uma compra com o cartão de crédito, você amigo consumidor, deve pesquisar o preço à vista, que geralmente vem descontado dos juros embutidos nas parcelas – e deve também, evitar o uso do seu cartão de crédito para sacar dinheiro, mas, se não for possível, pague esse empréstimo o quanto antes, para evitar a rolagem dessa dívida.

Você deve guardar todos os comprovantes de compras efetuadas e conferir sempre o extrato do seu cartão, pois com essa medida evitará aborrecimentos, como a cobrança por compras em duplicidade e/ou não realizadas, entre outros.

Reclamações sobre cartões de crédito deverão ser encaminhadas à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, ou às suas representações nos Estados, que são os postos de atendimento da Fundação Procon.

Assine a Petição para Reforma do Sistema Financeiro Nacional Brasileiro:> https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

7 respostas para Utilização correta do cartão de crédito

  1. Magna diz:

    Boa tarde,

    Estou devendo para o Banco, por causa de uma safadesa deles, quando estava um debito com eles, fiz um acordo para quitar toda a divida e eu pagaria a vista. Falei para eles pegarem tudo o que devia que eu quitaria. Então mandei um proposta eles aceitaram, quando deu uns 6 meses veio uma carta cobrando um cartão que eu tinha pedido para eles incluirem junto todas as dividas, para então eu quitar e eles falaram que não tinha mais nada que eu devia. Agora eles estão me cobrando esta em R$ 4000,00, fizeram uma cordo para eu pagar R$ 1600,00. e disseram que se eu não pagar irão confiscar os meus bens. Isso é correto? Eles podem fazer isso? Pois eu não pretendo pagar, pois já paguei antes essa divida, o problema é que no papel no qual esta o valor que eu paguei não descreve o que esta relacionado o valor que paguei, esta somente o valor.
    O que devo fazer?

    Atenciosamente,
    Magna Lopes

  2. elizeu benazi diz:

    Tá faltando macho neste PAIS para enfrentar BANQUEIROS, não existe partido politico para brigar com esta raça.
    Eles ditam as regras, e simplesmente os outros enfiam o rabo no meio das pernas,e saem calados como se fosse cachorro.
    Esta conversa do BC fiscalizar as instituições financeiras não passa de uma farça,eles figem ditar regras e os banqueiros figem cumprir, e o BRASIL continua com os juros mais alto do mundo.

  3. maria cristiane prado diz:

    ola, tenho uma divida com o banco itau,a um ano atras pedi q canselasse meu caratao, e depois desse periodo, liguei9 novamente e ainda estar aberto, e eles nao pasela, esta miuto alto odebito, o q fasso?

  4. ANGELO, Vitoria ES diz:

    alem disso venho recebendo ameassas por parte do banco itau, aleguei que na verdade nao tenho nem uma bicicleta para andar pois em 2003 fui morar na China e em 2005 voltei de la totalmente arruinado financeiramente, virei camelot e fui pro paraguay muambar e em 2008 perdi tudo que tinha novamente, atualmente estou morando com meus pais em vila velha pois minha mulher me deixou na rua da amargura, to meio lucido meio louco de tantas dividas por favor alguem pode me ajudar aew ???

  5. ANGELO, Vitoria ES diz:

    Olá moro em vitoria, ES estou desempregado e atualmente devendo ate minha alma pros bancos, banestes, bradesco, itau e cartões american express, bradesco visa gold, master gold, diners e banestes visa internacional nem sei por onde começar o que devo fazer? sendo que todas dividas ja tem mais de 8 anos ou seja sao desde 2003

  6. bondia . nos eramos contratados emergensiais da prefeitura. e estou endividado estou devendo 2 prestacao do enprestimo presiso de uma lus, de uma dica.

  7. boa noite preciso que alguem me esclaressa estou com duvidas . eu trabalhei na prefeitura ganhando um salario de 850 por mes e fui para rua mas antes a 8 meses atras fis um imprestimo de 3.500 prestacoes de 300 por mes paguei 7 mas atrasei 2 estao vencidas e ja estou trabalhando numa enpresa mas esta paga 540 por mes e esta empresa tem comtrato com o mesmo banco e eu vou te que usar obrigatoriamente a mesma conta .sera que vao bloquear o meu primeiro salario ..eu vou viver doque vou trabalhar e nao vou reseber nada. eu fui au banco negosiar para diminuir o valor da prestacao mas o gerente me pediu 200 reais adiantado no ato mas nao tenho condicao de pagar isto falei a o gerente mas ele nao podi faser nada disendo ele. aminha conta econta salario.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *